Você conhece arqueologia? Você já se perguntou o que faz um arqueólogo?

Garantimos que em algum momento de sua vida você já se deparou com temas que fazem parte do universo da pesquisa arqueológica. Pois o que a arqueologia faz é estudar os vestígios materiais que foram produzidos por pessoas em diversos momentos da história em variados locais ao redor do mundo, inclusive na nossa região, Sul de Santa Catarina. A partir destes vestígios, podemos entender como era o modo de vida de diferentes sociedades, assim, compreendendo as transformações culturais que se estendem da pré-história a contemporaneidade.

Em 2021, a XII edição da SCT acontece de forma virtual e tem como temática “A transversalidade e importância da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”, neste sentido, o VI Workshop de Arqueologia, inserido na programação, entra totalmente em diálogo com esta temática visto que por meio do estudo que a ciência arqueológica faz a respeito dos povos originários e comunidades tradicionais sabe-se que a relação destes com o meio ambiente era de integração, desta forma a arqueologia é um mecanismo para evidenciar que nossa sociedade, pautada na esfera cientifica, tem muito a considerar sobre os conhecimentos tradicionais dos povos originários e comunidades tradicionais.

Este ano o VI Workshop de Arqueologia que é oferecido pelo Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Curso de Geografia, História e Ciências Biológicas, funcionará no formato de palestras, onde objetiva-se interligar a ciência arqueológica à diversas áreas de conhecimento.

Publico-Alvo e Local do Evento

VI Workshop de arqueologia terá como foco alunos e professores do Ensino fundamental, médio, graduação e Pós Graduação sendo permitida a participação da comunidade por meio de aviso prévio (ver item inscrição).

Dados do Evento

Data:  10 e 11 de novembro de 2021, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Local: atividades online pelas plataformas youtube e google meet.

Atividades Ofertadas

Palestras
Aconteceram nos dias 10 e 11 de novembro. Ver horários em Programação.

  • 01. Mesa redonda: A relação Brasil-Portugal na Arqueologia Colonial (1500-2021)
  • 02. Palestra 1: Contatos, Identidade e globalização no mundo Atlântico (séculos XVI-XIX)
  • 03. Palestra 2: Uma abordagem da Arqueologia da Persistência na história das comunidades de práticas em São Paulo
  • 04. Palestra 3: Da Cerâmica Tupiniquim à Cerâmica Paulista
  • 05. Workshop: Arqueologia em Sala de Aula - Patrimônio arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas

Inscrições

Escolas da região:

A participação no VI Workshop de arqueologia é gratuita. As escolas deverão realizar agendamento pelo e-mail lapis@unesc.net até 10/11/2021, informando quantidade de alunos, turno que pretende participar.  

Acadêmicos e professores da UNESC/Participantes da X Semana de Ciência e Tecnologia:

Devem realizar a inscrição via programação do evento da XII Semana de Ciência e Tecnologia.

Comunidade em geral:

A participação nas palestras será permitida. Interesse em participação entrar em contato via e-mail: lapis@unesc.net. As palestras são abertas ao público.

Programação

Dia 10/11/2021 (quarta-feira) – 19:00h

Mesa redonda: A relação Brasil-Portugal na Arqueologia Colonial (1500-2021)

Palestra 1: Contatos, Identidade e globalização no mundo Atlântico (séculos XVI-XIX)
Tânia Manuel Casimiro (Palestrante)
Licenciei-me em História e Arqueologia em Lisboa e fiz um MA em Estudos de Artefactos na UCL (Londres). O meu doutoramento centrou-se na distribuição da cerâmica portuguesa em Inglaterra e na Irlanda e uma abordagem ao comércio da cerâmica portuguesa na Europa. Sou investigador titular do Instituto de Arqueologia e do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova (Lisboa). Minha pesquisa se concentra principalmente na Arqueologia Medieval e Pós-Medieval (séculos 7 a 20), com foco na cultura material, com projetos em países como Inglaterra, Cabo Verde, Brasil, Canadá, entre muitos outros.

Palestra 2: Uma abordagem da Arqueologia da Persistência na história das comunidades de práticas em São Paulo
Marianne Sallum (Palestrante)
Pós-doutoranda no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (Brasil) (Bolsa FAPESP) e Investigadora no Centro de Arqueologia (UNIARQ) da Universidade de Lisboa (Portugal). Teve bolsa sanduíche de doutorado (CAPES) na University of Massachusetts-Boston (2015-2016) e bolsa de mestrado (RedMacro) na Universidad Nacional Autónoma de México (2009-2010).

Palestra 3: Da Cerâmica Tupiniquim à Cerâmica Paulista
Francisco Silva Noelli (Palestrante)
Possui bacharelado e licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e atualmente é aluno do doutorado em Arqueologia na Universidade de Lisboa/Portugal

Dia 11/11/20201 (quinta-feira) – 08:00h às 17:30h

Workshop: Arqueologia em Sala de Aula – Patrimônio arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas.

Juliano Bitencourt Campos (Palestrante) – Doutor em Arqueologia. Atualmente é Professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNESC), nos cursos de Graduação em História, Geografia e Ciências Biológicas. Pesquisador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS/UNESC). Pesquisador do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias (NEAB/UNESC). É sócio efetivo na Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB).

Carlos dos Passos Paulo Matias (Palestrante) – Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bolsista Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Historiador licenciado e bacharel, mestrado em Educação pela UNESC.

Maria Augusta Freitas de Queiroz (Palestrante) – Bolsista do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Gislene Silva (Palestrante) – Bolsista do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Realizadores

Comissão Organizadora

  • Juliano Bitencout Campos
  • Carlos dos Passos Paulo Matias
  • Maria Augusta Freitas de Queiroz
  • Gislene Silva
  • Gisele Rezende
  • Edson Zilli
  • Gislaine Beretta
  • Fabiano Alves
  • Paola Vieira da Silveira